“A cultura é um produto coletivo da vida humana.”

Artistas e agitadores se encontram para debater a criação colaborativa de políticas públicas culturais

Depois do grande lançamento público, no dia 15 de julho, que reuniu diversos artistas, produtores, agitadores culturais, políticos de vários partidos e até a secretaria de Cultura, Penha Camunhas, o Coletivo #CulturaJundiahy caminha para a criação de uma agenda de  propostas voltadas para políticas públicas culturais.

No último domingo (22), o #CulturaJundiahy realizou o 1º Debate de Propostas Culturais, no Café Villa da Mata. Uma tarde muito produtiva, que atraiu não só artistas e produtores culturais, mas também educadores, um sociólogo, uma advogada, uma assistente social, e entre outros profissionais apaixonados por arte e cultura. Em um processo colaborativo e dinâmico, todas as ideias voltadas à cultura já lançadas no site Cidade Democrática foram debatidas, a fim de aprimorar cada uma delas, e estimular a criação de novas propostas e intervenções do Coletivo.

Um dos principais objetivos do #CulturaJundiahy é promover o diálogo e a união daqueles que produzem e consomem cultura na cidade. Por isso, assim como o apoio constante do Coletivo Cultura Campolimpense, a presença de representantes do Coletivo Garagem Aberta – CGA, um dos grandes inspiradores para o nascimento do Coletivo #CulturaJundiahy,  foi essencial no último encontro.

Dando continuidade as atividades, nesse domingo (29), às 15h, no MilkShakespeare Café Bistrô, acontecerá o 2º Debate de Propostas Culturais. No encontro passado cada um pode dizer qual o sonho que tem para a cultura, e agora, a proposta é que cada um diga “Qual a maior qualidade da Cultura em Jundiaí e como mantê-la?”, e logo em seguida, abre-se o bate-papo para aprofundamento das propostas. Informações com Ede Galileu (11) 9881-7816, Carmen Nogueira (11) 7233-5370 ou Cíntia Carvalho (11) 9215-9562.

Serviços

2º Debate de Propostas Culturais

Dia e hora: 29 de Julho, 15h

Local: MilkShakespeare Café BistrôBulevar Beco Fino – Loja 03 – Avenida Nove de Julho, 1650JundiaíBR.

 

O Coletivo #CulturaJundiahy

Descobrimos o que atores, bailarinos, artistas plásticos, fotógrafos, ilustradores, jornalistas, músicos e agitadores culturais têm em comum… a inquieta vontade de mudar o mundo com sua arte. Cada um com sua forma de expressão busca representar sonhos, angústias e prazeres, através de novas linguagens e velhos padrões, retratam seu tempo e atuam como transformadores sociais.

Mas para mudar o mundo é necessário muito mais que palavras, gestos ou pinceladas. É preciso conhecer os códigos e leis que regem essa sociedade, e assim, entender (e exercer) seus direitos e deveres. Por isso, aproveitando o ano de eleições municipais, os artistas e fomentadores culturais de Jundiaí decidiram criar um coletivo que agregue todos os segmentos artísticos em busca de políticas públicas culturais para a cidade. Uma lista com 12 propostas culturais será construída e apresentada aos candidatos a prefeito, em busca de comprometimento. É hora de mudar a lógica dessas eleições, passando de simples ouvintes de promessas, para cidadãos comprometidos com a cidade em que vivem.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Cultura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s