Lançamento Público do #CulturaJundiahy reúne artistas e políticos

No domingo (15), foi apresentado o novo Coletivo que busca discutir políticas públicas culturais para a cidade 

A menos de três meses das eleições municipais nasce o Coletivo #CulturaJundiahy, movimento em que artistas, educadores, jornalistas, produtores e apreciadores das artes se encontram, no intuito de debater e inspirar a criação de políticas públicas culturais para a cidade. O evento de lançamento público do Coletivo ocorreu no domingo (15), às 15h, no Ateliê Casarão, em Jundiaí.

Quem abriu o encontro foi a pedagoga Carmen Nogueira, contando brevemente a história do projeto #CulturaJundiahy, criado em novembro de 2010, para a divulgação de artistas jundiaienses. “O projeto começou de forma anônima, para fazer uma agenda cultural colaborativa através do Facebook e do Twitter. Em 2011, promovemos a 1ª Bicicletada Cultural (no qual além de pedalar, os participantes fotografaram pontos culturais da cidade) e participamos da mobilização para conseguir que propostas culturais entrassem como uma das 12 selecionadas no Concurso Cidadonos” conta Carmen, salientando que o projeto já nasceu com caráter coletivo. Em seguida, o produtor cultural Ede Galileu explicou aos presentes que o objetivo do Coletivo #CulturaJundiahy é agregar todos aqueles que fazem (e consomem) arte na cidade, para construir uma agenda com 12 propostas de políticas públicas culturais a ser apresentada aos candidatos a prefeito e vereador.

Após o intervalo para o lanche comunitário, que aconteceu ao som do músico Helty Gomes, um dos presidentes do Movimento Voto Consciente Jundiaí, Alberto Urbinatti, falou sobre a importante ligação entre cultura e política, também adiantou aos presentes quais perguntas serão feitas aos candidatos para o Ficha Pública, jornal da campanha Cidadonos Eleições 2012. Antes da apresentação de encerramento com o grupo de maracatu Tambores de Inkice, todos os presentes tiveram três minutos para compartilhar suas ideias.

Três novos encontros serão marcados pelo Coletivo #CulturaJundiahy para a elaboração das agenda com as 12 propostas, e novas ideias vêm sendo fomentadas através do perfil www.facebook.com/CULTURAjundiahy. Além dos participantes do Coletivo e apoiadores, o lançamento também contou com a presença da secretária de Cultura, Penha Camunhas, o diretor dos teatros Glória Rocha e Polytheama, Carlos Pasqualin, os candidatos a prefeito Pedro Bigardi (PCdoB) e Vanderlei Victorino (PSOL), além de Jorge Reis, representante do candidato Ibis Cruz (PTN), e alguns candidatos a vereador. Mais informações sobre o Coletivo podem ser obtidas com Ede Galileu (9881-7816), Carmen Nogueira (7233-5370) ou Cíntia Carvalho (9215-9562).

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Cultura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s