Socorro na rua, na chuva, na fazenda

Destaque no turismo nacional, a cidade é referência em acessibilidade e ideal para casais, famílias e amigos

Distante apenas duas horas de Jundiaí, seja nas ruas movimentadas do centro, ou nas trilhas ecológicas das fazendas, a cidade da aventura e da emoção, é o lugar certo para quem deseja viver experiências marcantes, e desfrutar intensamente dos dias de folga. Próxima ao Estado de Minas Gerais, a cidade de Socorro se distingue como uma estância turística que mantém casarões com arquitetura dos séculos XIX e XX integrados a uma exuberante natureza que possibilita o ecoturismo e a prática de esportes de aventura. E não há excessões, Socorro oferece opções de lazer para todos os estilos, gostos e idades, pois em cada canto existe um lugar especial para acolher a família, os amigos, ou curtir a lua de mel.

Com paisagens incríveis, além do Turismo Rural pelas tradicionais fazendas e o circuito de compras de malharias, Socorro tem como principal atrativo o Turismo de Aventura, com 30 modalidades diferentes de esportes, dentre elas rafting, arvorismo, tirolesa, cavalgada, escalada, rapel e canoagem. Mas não é só por isso que a cidade se tornou referência nacional e recebe cerca de 500 mil turistas por ano, mas sim, porque desde 2005 aceitou um grande desafio, o Projeto Socorro Acessível, onde tem como missão adaptar todos os setores de serviços (restaurantes, hotéis, teatro, e outros), para se tornar cada dia mais acessível às pessoas com qualquer tipo de deficiência ou mobilidade reduzida (idosos, obesos, gestantes, anões, entre outros).

Socorro para você!

Celas com encosto, cadeiras especiais para tirolesas e trilhas, charretes com espaço para cadeiras de roda, piso tátil e um mundo de possibilidades para que nenhuma pessoa fique de fora das experiências que Socorro oferece a seus visitantes. Um dos grandes destaques no cenário turístico nacional, a cidade do interior paulista é exemplo de acessibilidade. Segundo o último censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Brasil tem cerca de 41,2 milhões de deficientes, e por isso, cada dia mais os municípios devem desenvolver ações que facilitem a vida deles. De acordo com o Diretor de Turismo, Carlos Tavares, “Socorro é uma das únicas cidades onde um deficiente físico é capaz de chegar até o gabinete do prefeito, ou até ao altar da igreja, sem dificuldade alguma de locomoção.”

O Projeto Socorro acessível é uma iniciativa conjunta entre Ministério do Turismo, ONG Aventura Especial, Campo dos Sonhos, Parque dos Sonhos, Rios de Aventura, Parque Monjolinho e a Prefeitura de Socorro. E faz parte do macroprojeto “10 Destinos-Referência”, elaborado pelo Ministério do Turismo, que pretende estruturar dez destinos turísticos brasileiros em segmentos prioritários para a promoção nacional e internacional. Tal parceria trouxe muitos benefícios a cidade, tornando-a referência em Turismo de Aventura, e a todos os deficientes, pois depois de vários estudos, novas tecnologias foram pensadas e criadas para proporcionar uma experiência inédita. Socorro tem hoje a melhor estrutura para atender o turismo, e como dizem “Tá estressado? Pede Socorro”.

Para obter mais informações turísticas ligue para (19) 3855-9634/ 3955-9674, ou acesse http://www.socorro.sp.gov.br / http://www.socorro.tur.br

 Obs.: Texto publicado no caderno de TURISMO, do JC, em 23.05.2012

Abaixo, minhas fotos que ilustraram a matéria do William Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Cotidiano, Cultura, Meio Ambiente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s