“Bendita sois vós entre as mulheres”

Após três anos, Associação Cultural ReligArte retorna a Jundiaí e apresenta remontagem da peça “Memórias de Maria”

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!”, mais de dois mil anos se passaram, e a mesma fome por justiça social continua a nos mover e envolver. O apóstolo Mateus narrou muito bem o último e importante sermão de Cristo antes de sua crucificação, e agora é a vez da Associação Cultural ReligArte retratar com uma linguagem atual (voltada aos jovens) as passagens da Paixão de Cristo, na remontagem da tradicional peça “Memórias de Maria”.
Depois de três anos viajando, a apresentação que ocorrerá domingo (25), às 19h, no Teatro Polytheama, marca o retorno da ReligArte a Jundiaí. Com 12 anos de história, e uma lista de grandes peças teatrais, mais do que simplesmente subir no palco e encenar, eles cumprem o objetivo de despertar no público o interesse pela Arte, o tirando da “inércia cultural”. Ou seja, usando o teatro como ferramenta educativa, desenvolvem a capacidade de observação e o espírito crítico dos espectadores. “Acreditamos que é esta a função da Arte: ajudar a educar o ser – humano. Portanto, sempre procuramos o melhor para a sociedade ”, afirmam os artistas da ReligArte.

“Ave, cheia de Graça”

Sob o olhar de Maria, a remontagem traz para o hoje um momento que marcou a história da humanidade, a Paixão de Cristo. Com sensibilidade, a narrativa gira em torno da compaixão de uma mãe que acompanhou de perto “… as alegrias e os tormentos; a felicidade e a tristeza; a agonia e amor… de um Filho Incomum, e, no entanto, o mais humano de todos os homens: o Filho do Homem…”, segundo palavras da ReligArte. Através da razão e a emoção, a ReligArte ainda esclarece que a peça não é religiosa, mas sim, um “resgate da esperança nesses tempos de crise. É uma maneira de incentivar a re-leitura de nossos Mitos, que se encontram tão desgastados pelo tempo” ressalta.
Escrita e dirigida pelo ator Alexandre Ferreira, a peça é fragmentada e não segue uma ordem cronológica, deixando que o público use sua “bagagem cultural” e junte as peças como um quebra-cabeça. Entre o notável elenco, Alexandre não só direcionou os atores, mas também vai reviver os sofrimentos de Cristo. A apresentação ainda conta com a participação de vários artistas jundiaienses, sendo eles a Cia. Teatral Rick Kelly, Espaço Cultural Viva, Cia. Quanta e Cia. Um do Outro de Teatro. Já são quase 50 pessoas envolvidas, incluindo os ex-integrantes Juliano Zanqueta e Gustavo Chechinato.

Serviços
“Memórias de Maria”
Data: 25/03/2012
Hora: às 19 horas
Local: Teatro Polytheama – Rua Barão de Jundiaí, 160
Ingressos antecipados: R$ 20, no dia do espetáculo R$ 25.
Informações e vendas: (11) 4586-2472 ou contato@religarte.com.br

Obs.: Publicado no caderno Sirva-se do Jornal da Cidade de Jundiai, dia 23/03/2012

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Cultura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s