Avós/A voz

Brisa fresca para salvar o fim de tarde quente. Ao cortar o centro esportivo em Campo Limpo Paulista é impossível não se surpreender com tantas pessoas correndo, jogando futebol, andando de skate ou bicicleta. Tempo de ócio produtivo tão sonhado e cobiçado pela minha pessoa, quem manda querer ser estudante/estagiária/jornalista/fotografa/amiga/amante/filha de uma só vez?

Máquina nas mãos. Ideias na cabeça. Fotos dos skatistas em suas manobras de iniciantes. Admiração pelo jovem senhor que corre cheio de vida. Adolescentes na arquibancada. Casais nos bancos se enamorando, como se o mundo fosse somente deles. Eu ali. Seqüestrando imagens. Olhando a vida alheia.

O cheiro da tarde resgatou lembranças de infância. O pai com os dois filhos pequenos assobia uma musica desconhecida. Minha mente explode em pensamentos. Como um filme, vi imagens de quando era criança e ouvia as melodias assobiadas por minha avó materna. Em sua maioria canções próprias, seguidas de um sorriso sincero, cheio de dentes e carinho.

A pipa colorida e repleta de franjas. O chá de hortelã em minha jarrinha de brinquedo. Mandioca cozida com açúcar. Doce de goiaba. A lasanha dos Natais, Carnavais e Dias das Mães. Os cafunés. Bilhetinhos singelos. Olhos verdes profundos e brilhantes. Vestígios de um passado feliz.

Os anos passaram… e de repente volto das lembranças, para me afogar na crise existencial. Parei para pensar… como temos certeza de que estamos crescendo e amadurecendo? O peito apertou de angústia. A avó não assobia mais há anos. Quando foi que ela parou? Quando foi que comecei a me dar conta de que definitivamente as coisas não são mais como deveriam ser? A morte é a única certeza. O avô esta doente, e se deprime com as limitações que as doenças lhe proporcionaram. Sem o amor de infância, será que a avó ainda vai sorrir o sorriso sincero, cheio de dentes e carinho?

Eis o problema da arte.

Ela me torna sensível demais as dores do mundo.

 Eis a beleza da dor.

Ela me da a imunidade necessária para fazer arte.

Deixe um comentário

Filed under Cotidiano

Deixe uma Resposta

