“Ô Iaiá, jongueiro bom é de Lorena”

Tambores de Inkice e Grupo Araúna resgatam folguedos brasileiros e agitam carnaval do interior paulista
 
Nem só de Samba é feito um Carnaval. Depois de receber mais de 30 mil foliões em 2011, o “Várzealegria” traz uma nova proposta para o Carnaval 2012. Em uma viagem da África a Pernambuco, o samba de enredo e as marchinhas foram deixados de lado para dar espaço aos ritmos que tanto enriquecem a cultura popular brasileira.
Maracatu, Baião, Jongo, Barra Vento, Congo, uma lista de sons que fazem parte do rico folclore de estados como Pernambucano e Bahia, e que agora estão agitando a região de Jundiaí com os grupos Araúna e Tambores de Inkice. Nascidos da ânsia de resgatar a tradição, ambos prometem não deixar ninguém parado no Várzealegria que será no próximo dia 20 de fevereiro, às 18h, na Avenida Projetada em Várzea Paulista. Os dois grupos apresentarão seus repertórios, e para encerrar, tocarão juntos pela segundo vez.
” Madalena, Madalena, você é meu bem querer…”

Assim como o Tambores de Inkice, o grupo Araúna “nasceu de uma oficina de percussão, e há um ano se apresenta em eventos como a comemoração do Dia da Consciência Negra, “Viração Jovem” e os saraus da ONG “Cultura no Ponto”, em Campo Limpo Paulista”, diz Ede Galileu, membro do Araúna. Tambores, cantigas e danças que reavivam a cultura afro-brasileira, e apresentam as novas gerações folguedos como congo do Espírito Santo, baião, jongo, ijexá e samba de roda que fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros.
Kleber Moura, professor de percussão no Ateliê Casarão, criou com seus alunos, há quase um ano, o grupo Tambores de Inkice. Maculelê, Byte Virado e Maracatu Nação são parte do repertório que traz como referência ritmos Pernambucanos típicos dos carnavais de Recife. O grupo conta com diversos sons além dos tambores, como gaita, guitarra, flauta, violão, entre outros instrumentos de percussão. No ano passado, o Tambores de Inkice também se apresentou nas comemorações do dia 21 de Novembro, e ainda fez shows no Villa Pizza Bar, Armazém da Cerveja e no Ateliê Alice Vilhena. Quem quiser conhecer os dois grupos já pode aproveitar a oportunidade neste sábado (11), a partir das 20h, com a apresentação “Da África à Pernambuco”, na “Mostra 10 dias de arte” do Ateliê Casarão, que fica na Rua Doutor Almeida,  Centro.

Várzealegria 2012

Domingo (19)
Praça de Alimentação
Das 15h às 18h – Matinê – Grupo Trio em Transe 

Avenida Projetada
Das 18h às 19h15 – Festa Samba Show 
Das 19h30 às 21h – Chocolate e Cia. 
Das 21h30 às 23h – Estrambelhados e Bloco Juca Teles – São Luiz do Paraitinga 
 

Segunda-feira (20)
Praça de Alimentação
Das 15h às 18h – Matinê – Grupo Trio em Transe

Avenida Projetada
Das 18h às 19h – Grupo Araúna e Tambores de Inkice  
Das 19h às 20h15 – “Do” do cavaco 
Das 20h30 às 21h30 – Chocolate e Cia. 
Das 21h45 às 22h45 – Escola de Samba União da Vila Rio Branco 
Das 23h00 às 0h30 – Grupo Trio em Transe  

Obs.: Texto publicado no caderno Sirva-se, do dia 10/02/2012

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Cultura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s