Setenta por cento água. (Mariana Janeiro)

Eu sou setenta por cento água. Não há no mundo mãos que possam me segurar.

Parada, apodreço. Sou líqüida, gasosa ou sólida: tudo depende do meu estado e da temperatura daquilo que comigo entra em contato.

Me misturo aos outros muito facilmente. Exceto aos densos e oleosos, a menos que eu ensaboe bem a relação e me sinta protegida.

Sou capaz de matar sedes, mas também posso matar de afogamento. Por isso, quando mergulhar em mim, traga muito oxigênio.

Sou dócil, mas algumas de minhas ondas são traiçoeiras. Posso mandar embora toda a sujeira, com muita facilidade. Mas também posso mantê-las onde passo, e fertilizá-las.

Se me sinto ameaçada ou pressionada, a temperatura sobe. Fico gasosa e me perco no ar, fugindo por todos os lados. Ou então me congelo e solidifico, e quem mergulha de cabeça em mim, racha o crânio.

Transbordo quando não caibo na pessoa-recipiente com quem me relaciono. E me frustro.

Por vezes, sofro sublimação: vou do gasoso ao líqüido em um só instante, me perco no ar e escapo, e volto a ser dura e machuco.

Mas gosto mesmo é da minha liqüidez, minha liberdade, minha fluência fluida.

As impurezas são inevitáveis. Antes, sonhava com a destilação. Hoje, não. Aceito a minha condição impura e vivo assim, passando por debaixo da terra, trazendo comigo sais que me enchem de conteúdo.

Eu deixo um rastro úmido por onde passo. Cabe a quem passar pelo solo que eu umedeço escolher se quer semeá-lo ou secá-lo.

Não quero me importar com essa escolha… eu quero só continuar correndo feito um rio, porque morro de saudades do mar.

Você nunca pode mergulhar na mesma “mim” mais de uma vez. Eu nunca sou a mesma mim.

(N. Orestes)

 

 

P.S: Gostei tanto que tive de colocar aqui nesse meu diário. Obrigada Mariana Janeiro, grande amiga!

Deixe um comentário

Filed under Cotidiano, Eu

Deixe uma Resposta

