Ciclorota Cidadã: um direito de pedalar com segurança

Ciclistas se organizam para fazer Intervenção Urbana na Av. Nove de Julho

Quem nunca pediu uma bicicleta de presente para o Papai Noel?

Mesmo sendo sonho de consumo da maioria das crianças, a bicicleta foi criada para ser útil como meio de transporte e não somente para lazer. A preocupação com o meio ambiente trouxe a tona a necessidade de optar por métodos que evitem a emissão de carbono na atmosfera, e é ai que chegamos à bicicleta como uma das alternativas mais eficazes no transporte urbano.

Já são mais de dois anos que o grupo Bicicletada Jundiaí vem mobilizando a sociedade, tentando implantar na cidade a cultura das duas rodas, e agora em 2011, a Prefeitura Municipal de Jundiaí resolveu finalmente começar a olhar para o assunto e dar um pequeno passo a favor das bicicletas.

A novidade é que a partir do dia 14 de agosto, os jundiaienses que gostam de andar de bicicleta terão uma faixa exclusiva aos domingos na Av. Nove Julho, a chamada ciclofaixa. No entanto, essa conquista ainda é pequena e insuficiente para construir uma cultura onde as pessoas preferem deixar seus carros na garagem e desfrutar de todos os benefícios que a bicicleta pode trazer.

“Queremos também alertar a Prefeitura de que colocar a ciclofaixa na pista da esquerda e manter a velocidade da avenida em 70km/h é um risco muito grande para os ciclistas. Temos insistido nisso em nossas reuniões com a Secretaria de Planejamento e esperamos que eles reavaliem” conta Henrique Parra Parra Filho, um dos animadores da intervenção urbana.

 

Ciclorota Cidadã

 

Inspirados nos moldes já desenvolvidos em Nova York e na grande São Paulo, no próximo sábado (30/07), à partir das 15h00, será realizada na Av. Nove de Julho uma intervenção urbana artística batizada de Ciclorota Cidadã. Ou seja, não bastam ciclofaixas para educar a população, também é preciso construir ciclorotas onde as ruas recebem sinalizações específicas para os ciclistas, ressaltando o seu direito de circular livremente pelas vias públicas.

Para chamar a atenção de quem estiver passando no momento, a primeira parte da intervenção será reproduzir no chão bicicletas semelhantes às sinalizações de trânsito, utilizando-se de materiais fáceis de serem removidos como giz e fita adesiva, não prejudicando o meio ambiente e evitando a marginalização do ato. Por fim, panfletos de apoio serão distribuídos no final do percurso.

 

Serviços

Data: 30/07/2011

Horário: 15hs – 18hs

Ponto de Encontro: Abaixo do pontilhão da Av. 9 de Julho

 

Quem pode participar: ciclistas e todos aqueles que se interessam pela causa.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Cotidiano, Cultura, Meio Ambiente, Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s