Menos Virada e Mais cultura Jundiaí

Para quem ficou sabendo (divulgação precaria), o fim de semana foi “agitado” em Jundiaí. Virada Cultural Paulista 2011, um evento cheio de boas intenções (na minha imaginação inocente) mas que na prática não contribui minimamente para a CULTURA dessa cidade. Dois foram os fatores que me frustraram na primeira Virada que participo em Jundiaí:

1º Um  evento mal organizado

>> Terminais de ônibus fechados enquanto as atrações só iam até as 2h00 da manhã…NÃO É PORRA NENHUMA DE VIRADA!!!!…nas cidades do interior Paulista, o evento começa a 18h00, vai até as 2h00 e volta no outro dia as 10h00. Agora me responda porque os benditos terminais estavam fechados?????

Assista nosso vídeo de protesto:

Apresentação: Mariana Bernardon

Imagens (e risadas idiotas): Cíntia Carvalho

 

>>A linda praça da Matriz estava la toda iluminada e majestosa, mas NÃO TINHA UMA ALMA VIVA, não tinha UM evento no meio da praça!

Virada Cultural Jundiai - 14.05.2011 079Virada Cultural Jundiai - 14.05.2011 084

 

Isso sempre me deixa PUTA!!!!!
Em várias cidades do interior as praças são utilizadas como ponto de encontro, um lugar de laser, para curtir uma musica, conversar com os amigos…mas não, aqui em Jundiai só serve para prostitutas e travestis, porque a merda da prefeitura não esta nem um pouco interessada em incentivar coisas saudáveis para bem utilizar aquele espaço.

Só houve programação para os teatros Polytheama e Glória Rocha, e o Museu da Barão. Estes, que são os principais pontos de cultura da cidade, estavam quase vazios. Passamos as 22h00 no museu para assistir alguns curtas metragens, e na sala havia no máximo dez pessoas.

Virada Cultural Jundiai - 14.05.2011 076

Sabe onde todos estavam? Distantes dali. Curtindo atrações famosas no Parque da Uva, ou ainda, comprando bebidas no Russi da Rua do Retiro, que por sinal era o lugar mais movimentado de toda a Virada Cultural. Não recrimino estarem la, afinal, se eu sei é porque fui fazer a mesma coisa, mas quer saber o problema???

Virada Cultural Jundiai - 14.05.2011 089Virada Cultural Jundiai - 14.05.2011 090

Só para avisar quem não sabe, a maioria deles eram menores de idade.

2º O público

>> Ai voltamos a questão citada acima…os lugares mais movimentados estavam repletos de adolescentes mal educados e loucos por sexo e drogas. Acordem pais, seus filhos não estavam em busca de cultura!!!!

Os jundiaienses acham que cultura é sinônimo de show com gente famosa. Tenho certeza que se uma pesquisa fosse feita por aqui, pelo menos 70% das pessoas diriam que nunca pisaram em um dos nossos teatros. A cultura nessa cidade é parte do cotidiano da “nata” composta por pessoas de grana, ou os “intelectuais”.

Confesso que parte da culpa vem da Secretaria da Cultura que não sabe divulgar o que acontece por aqui e não cria politicas pesadas de incentivo a cultura, e a outra parte, com certeza vem da falta de educação e interesse do cidadão.

Como resolver essas deficiências hein?!

 

P.S.: Como eu não sou uma pessoa pessimista e insuportável de tanto reclamar, no próximo post vou falar das coisas que mais gostei na Virada!

15 comentários

Filed under Cotidiano, Cultura, Eu, Vida de Sardinha

15 responses to “Menos Virada e Mais cultura Jundiaí

  1. Luis Daniel

    Cintia, vc me conhece certo? Sabe que se eu for falar alguma coisa sobre essa PORRA de virada cultural vou ficar muito puto!
    Então só vou falar uma coisa: Enquanto derem espaço pra aquela merda de Ivete Sangalo, Claudia Leite e cia ltda, ou até não pararem de ouvir funk, a cultura, não só nessa cidadizinha mediocre nossa, mas no País inteiro não é MERDA NENHUMA!!! Vai ser sempre assim, infelizmente!!!!

  2. Gostei de suas opiniões sobre a “virada cultural” Cyntia. Concordo em quase tudo o que disse e acrescento algo a mais, Estacionamentos não tinham em lugar nenhum, se alguém quisesse ir ao polyteama, ou ao glória, tinha que deixar o carro a dois quarteirões de distancia do evento.Os estacionamentos particulares estavam todos fechados.Outra questão importante que você citou, foi a quantidade de menores de idade, eu mesmo presenciei um monte no parque da uva fumando e consumindo bebida alcoólica vontade(bebida essa comprada por maiores de idade no Russi).Muita gente embriagada entrando no parque, e na minha opinião(ja que nao vendia álcool la dentro) essas pessoas deveriam ser proibidas de entrarem no evento.Vi diversas vezes, o pessoal da brigada de incêndio socorrendo algum individuo bêbado com macas.Ou seja, minha definição é a seguinte:Foi um evento nota 5 de maneira geral, mas tem muito a ser melhorado para o ano que vem.

  3. Royce Anthony Mussa Santos

    Assino embaixo, meus parabéns pelo post!!!

  4. Carol

    Olha só, adorei o post Cintia, tipo DESCEU O VERBO MESMO!
    No vídeo, faço das palavras da Mari as minhas!
    É cara, Jundiaí tá crescendo, a merda toda e o caralho a 4 ta crescendo… mas a mentalidade é de gentinha provinciana, coisa bem interiorana e tals…
    Cultura é zero nessa cidade, o povo só quer saber de Ivete e afins… agora cultura mesmo, xiii…. eu por exemplo não vi divulgação nenhuma da Virada “Cultural”… fiquei sabendo por intermédio do André da minha sala que levou pra mim a programação perguntando “qual desses você vai!” e a resposta: “Po André, eu nem tava sabendo que ia rolar isso aqui!”
    Detalhe: fiquei sabendo uns 4 dias antes… enfim, moramos em Jundishit!
    Apesar de todos os defeitos né, mas eu gosto desse lugar… talvez daqui alguns anos eu deixe de gostar!

  5. Adriano Gonçalves

    Talvez essa seja a cultura do Brasileiro. Um monte de cidadãos de cabeça fraca se formando num ensino fraco, onde os pais jogam a responsabilidade em cima das escolas e vice versa, enquanto na realidade só o que importa para os estudantes é terminar a escola o mais rápido possível, sem se importar com conteúdo aprendido, seguem o exemplo daqueles que estão em seu convívio e também não tiveram uma educação de maior qualidade, se contentam com as notas mascaradas que recebem nas escolas e sem responsabilidade saem para “curtir uma balada”, eterno ciclo difícil de se mudar. Não que o simples fato de ir a um teatro faça de alguem uma pessoa mais culta, mas o fato de abrir a cabeça para o que há de novo além do que tem dentro do shortinho da bunduda rebolando no palco do baile funk faz. O que, de uma maneira ou de outra, afeta aquelas pessoas que querem assistir alguns curtas no museu e devido a falta de interessados ninguém se preocupa em disponibilizar transportes públicos. Até porque é bobagem fazer isso, ninguém vai reclamar mesmo, todos estarão ocupados demais se embebedando e arrumando confusão no parque da uva. Até eu que sou mais bobo, se fosse o responsável pelo transporte coletivo, não me preocuparia tanto, a manhã seguinte continuaria tudo do mesmo jeito, com um ou dois apenas cobrando os problemas, mas como a maioria está quieta não me faria nenhuma diferença.
    No final das contas, ainda bem que eu estava doente e não pude ir! 😀

    • Luis Daniel

      Blz de comentário Adriano! E digo mais:
      Sempre vai ter uns caras de pau que irão defender esse tipo de “cultura” mediocre onde estão incluídos (vou repetir outra vez) Ivete Sangalo, Claudia Leite e muito mais! Claro que não vão querer que isso acabe nunca, lá essas pessoas encontram PUTARIA, DROGAS e ALCOOL muuuuuuuuuuuuito alcool!!! No teatro ou em um show com artistas de verdade, nunca irá ter essas coisas! NÃO VOU MUDAR MINHA OPINIÃO SOBRE ISSO! E SE FODA QUEM ACHA O CONTRÁRIO!!!

  6. felipe

    luis daniel nao critiquee e ou xingue cantores q vc nao gosta pois una pessoa pode mto bem xingar o seu estilo musical. portanto fique na sua!!

  7. Luis Daniel

    Que medo que eu to!!!! Num vo nem durmi a noite!!!

  8. André Luís Fermino

    Engraçado, nós estamos em 2013 e o cenário é o mesmo, dois anos depois. Jundiaí continua pobre de cultura.

Deixe uma Resposta

