Dia difícil para vereador petista

Vereador Durval Orlato participa de coletiva com alunos da FACCAMP

 Após veto de seu projeto, Durval Orlato fala de sua decepção na coletiva realizada pelos alunos da FACCAMP

Na mesma terça-feira (dia 22/03) em que o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, vetou o projeto de lei 10.839 que visava suspender a aprovação de novos empreendimentos na cidade por 180 dias, o vereador e autor do projeto, Durval Orlato, participou de uma Coletiva de Imprensa feita pelos os alunos de jornalismo da Faculdade de Campo Limpo Paulista – FACCAMP, e pode falar mais sobre o ocorrido.

A ideia de congelar as obras era para ganhar tempo ao discutir o projeto de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e alterações no Plano Diretor. Segundo Durval, na sessão anterior (dia 15) ao veto praticamente todos os vereadores haviam votado a favor de seu projeto, no entanto, com a palavra final do prefeito, as posições mudaram, e somente ele e a vereadora Marilena Negro (PT) permaneceram a favor da paralização.

O aumento dos condomínios em Jundiaí tem causado preocupações, há mais de quinze mil unidades imobiliárias já aprovadas, e a cidade ainda não tem estruturas suficientes para receber tantas pessoas.  O ideal é que estes empreendimentos colaborem financeiramente com a criação destas estruturas, mas a realidade é outra e isso não vem acontecendo, o que pode gerar dores de cabeça aos novos (e antigos) moradores, como engarrafamentos, ausência de vagas em escolas e hospitais, dentre outros problemas urbanos.

O veto ao Projeto de Lei 10.839 repercutiu na imprensa local, e ainda, provocou várias manifestações nas redes sociais, ambiente onde Durval Orlato tem estado muito presente desde sua candidatura como Deputado Federal, em 2010.

Política e Internet 2.0

Com a bem sucedida campanha eleitoral do atual presidente dos EUA, Barack Obama, a internet e as mídias sociais trouxeram mudanças à forma como os políticos devem interagir com o novo perfil de eleitor. Blogs, Microblogs (Twitter), Redes Sociais (Facebook, Orkut e Linkedin), fóruns de discussão, vídeos virtuais (Youtube e Vímeo), mensagens de texto e redes de celulares, todos fazem parte do conjunto de ferramentas que agora estão disponíveis para o Marketing Político.

Atento a nova tendência digital, Durval Orlato tratou de se inteirar do assunto, e hoje é um dos poucos políticos de Jundiaí a utilizar os novos meios, pois segundo ele, muitos de seus colegas ainda não dominam o uso da internet. Além do blog Mais Jundiaí, podemos encontrar o perfil do vereador no Facebook, Twitter (@durvalorlato), Cidade Democrática, ou pelo e-mail vereador@orlato.com.br.

Mas usar tais ferramentas de forma adequada exige tempo e um bom planejamento, por isso, é indispensável à ajuda de profissionais que entendam do assunto como os Assessores de Imprensa.

Concurso Cidadonos

Muitas perguntas foram feitas ao vereador, dentre elas, Durval foi questionado sobre sua participação no concurso Cidadonos, organizado pela ONG Voto Consciente, em parceria com SENAC, Redes Sociais Jundiaí e o Cidade Democrática.

Cada participante do concurso, sendo ele cidadão, ONG, parlamentar ou gestor público, deverá responder qual seu sonho para Jundiaí através da criação de uma proposta de melhoria, que será veiculada no portal do Cidadonos. As doze ideias mais apoiadas e comentadas farão parte de uma agenda cidadã, a ser cobrada no próximo semestre deste ano.

Durval Orlato já fez sua proposta, e busca apoios para a vinda de uma Universidade Pública para Jundiaí. Sua emenda ao Plano Direto já foi aprovada, cuja área ficou classificada como institucional. Duas são as opções de localização, uma é o terreno entre Rio Jundiaí e a Linha Férrea, desde a antiga Duratex até a divisa com Várzea Paulista, que hoje pertence ao Patrimônio da União. Ou ainda, existe a possibilidade da doação de uma área da sede de campo do Sindicato dos Metalúrgicos (cerca de 20 mil m2) que o atual presidente tornou disponível publicamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s