CAMPINAS: CAPIVARAS FORAM ENVIADAS PARA CRIADOURO

Mata Ciliar Apoia Manifestação Contra Matança de Capivaras em Campinas

 Se você não concorda com as medidas adotadas pela Prefeitura de Campinas e pelo IBAMA ajude a protestar.

 As capivaras do Parque Taquaral em Campinas (parque público) foram enviadas para um criadouro (particular ?) em Miracatu (SP). Fala-se que estas capivaras enviadas para o abatedouro (criadouro) não serão abatidas, e que servirão para reprodução (e quem poderia garantir isto?). Mas certamente suas proles serão comercializadas, medida que não é aceita pelos ambientalistas. O destino de outras capivaras que ainda estão em outros parques públicos como o Lago do Café ainda é incerto.
Sob o pretexto de prevenir casos de febre maculosa, a Prefeitura de Campinas em ação conjunta com o IBAMA, descarta uma solução ecológica para combater o carrapato que pode transmitir a febre maculosa. A febre maculosa é uma doença causada por uma bactéria transmitida ao homem pelo carrapato estrela, que tem na capivara seu principal hospedeiro.
O método encontrado pelo IBAMA e pela Prefeitura de Campinas para combater o carrapato é cruel para as capivaras. . Outras medidas poderiam ser tomadas.
Se você não concorda com as medidas adotadas pela Prefeitura de Campinas e pelo IBAMA ajude a protestar. É importante escrever porque o destino das outras capivaras de outros parques públicos de Campinas, com as do Lago do Café, ainda é incerto. Já teve início a construção de cercados para a captura das capivaras do Lago do Café.
– Nota: em algumas matas do Estado de São Paulo, a extinção da capivara está fazendo que uma determinada planta (que se alimenta dela) se multiplique desordenadamente, sufocando e eliminando outras espécies de plantas, prejudicando a diversidade de plantas.

Escrevam ou telefonem para:

? Prefeitura Municipal de Campinas: no Link  http://www.campinas.sp.gov.br/ clique em ?Fale Conosco? (as pessoas que moram em Campinas podem reclamar no telefone 156, e terão direito a uma resposta por escrito da Prefeitura)
? Jornal Correio Popular (Campinas)  leitor@cpopular.com.br cpopular.com.br
? IBAMA: através da Linha Verde 0800-61-8080, a ligação é gratuita de qualquer ponto do país. E-mail:  linhaverde.sede@ibama.gov.br

Vejam o que diz a presidente da Sociedade de Proteção à Diversidade de Espécies (Proesp) em depoimento para o jornal Correio Popular (Campinas) de 19/2/2005:

MÉTODO CRUEL
As últimas famílias das capivaras que viviam em nossas áreas verdes estão sendo levadas para o abate. Apesar de todas as tentativas de ambientalistas para que outras formas de combate aos carrapatos fossem utilizados, a mais cruel e deseducativa ? economicamente compensadora ? foi implantada com o aval do IBAMA. Devido ao desequilíbrio da cadeia alimentar, destruição dos habitats e caça, nosso futuro silvestre se extingue. Nos últimos anos, a destruição de habitats assumiu o primeiro lugar na lista das causas de extinção em escala planetária. A capivara, animal manso e belo também se extingue em nosso Estado, satanizado como responsável por uma doença transmitida pelos carrapatos, que poderiam ser controlados por outros instrumentos sanitários. A situação de Campinas, que preserva só 2,5 % da mata original, nos leva a discordar dos métodos adotados.

Texto retirado do site: http://www.midiaindependente.org/pt/red/2005/02/308404.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Meio Ambiente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s